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Loja de piscinas no instagram: como usar a rede social para vender mais
Em junho de 2022, o Instagram atingiu um bilhão de usuários mensais, quase um oitavo da população mundial, consolidando-se como uma das plataformas mais populares do planeta. Ao que tudo indica, esse número só deve aumentar e, para quem trabalha no varejo, talvez este seja o momento ideal para pegar uma carona nessa onda e intensificar a estratégia da loja de piscinas no Instagram para vender mais.
Isso porque além de ser uma vitrine do seu negócio, essa rede social também funciona como uma verdadeira força motriz quando o assunto é criar oportunidades de vendas — e quem ainda deixa essa ferramenta de lado pode estar deixando também de faturar bastante! Afinal, aqueles que utilizam o Instagram conseguem ter mais visibilidade e atrair clientes em potencial com mais facilidade.
Mas calma lá! Antes de correr para o seu celular e criar uma conta para a sua loja de piscinas no Instagram, temos algumas dicas valiosas que podem ajudar a potencializar as suas vendas e ampliar o seu público sem exigir, necessariamente, investimentos gigantescos. Entenda melhor:
Provavelmente você já tem uma conta no Instagram e segue perfis de diferentes marcas que gosta, certo? Então, sabe que não existe muito mistério: apesar da gestão de uma conta comercial ter suas diferenças e exigir alguns cuidados extras, o processo basicamente envolve utilizar a plataforma para divulgar seus produtos e serviços com publicações criativas, bonitas e estratégicas.
E nesse aspecto, a loja de piscinas no Instagram com certeza leva uma vantagem e tanto em relação a estabelecimentos de outros segmentos, pois você sempre pode explorar belas fotos de piscinas e conquistar um engajamento extra nas suas postagens. Também é importante caprichar na bio, colocando links e dados de contato, a fim de facilitar a comunicação com o consumidor e informar claramente a sua área de cobertura.
É verdade que, inicialmente, essa rede social se popularizou com o tradicional combo de fotos inspiradoras e hashtags divertidas, modelo que ainda hoje funciona bem para os perfis pessoais. Contudo, na hora de planejar os posts para a loja de piscinas no Instagram, é importante ir além, criando e compartilhando conteúdos que sejam relevantes e que contribuam para descomplicar a rotina dos seus clientes.
Inclusive, já exploramos o tema com mais profundidade em outro artigo aqui no blog. Em resumo, o ideal é aproveitar o espaço para apresentar informações valiosas sobre tratamento de piscinas, armazenamento de produtos químicos, dicas de manutenção e demais pautas que, inevitavelmente, despertam dúvidas entre os responsáveis pela limpeza do espaço.
E se possível, separe uma verba extra para investir no impulsionamento de posts estratégicos, ampliando o alcance da sua marca!
Quem não é visto, não é lembrado. Quer dizer, fazer uma boa propaganda da loja de piscinas no Instagram é crucial para assegurar o sucesso do negócio, pois o público só chegará até você se souber que sua loja existe e, mais do que isso, que pode ajudá-lo de forma mais eficiente do que qualquer concorrente.
É por isso que, tanto para pequenas empresas quanto para aquelas que já têm o nome consagrado, é essencial mostrar que existe, sim, um ambiente físico e pessoas reais por trás do perfil. Isso vai incentivar seus seguidores a visitarem sua loja e, durante vendas presenciais, é sempre mais fácil estreitar o relacionamento com o público e fidelizá-lo.
Que tal firmar uma parceria com um piscineiro profissional ou mesmo oferecer o serviço de tratamento a domicílio e garantir mais essa comodidade para os seus clientes? Assim, além de uma oportunidade de ouro para divulgar os seus produtos, você ainda garante o giro no seu estoque e ganha um diferencial poderoso em relação aos concorrentes.
E para coroar o movimento, você pode mostrar o antes e depois das piscinas sob responsabilidade do seu parceiro piscineiro no Instagram, atraindo mais clientes para ambos ao mostrar a eficiência das suas soluções na prática.
Lembre-se que o Instagram não é apenas uma vitrine virtual da sua loja de piscinas. Nessa rede, as pessoas também fazem comentários, mandam mensagens e querem respostas. Isso significa que a interação com os seguidores deve ser respeitada. Por isso, é importante responder diariamente comentários e dúvidas que possam surgir no seu perfil.
Além disso, incentive a interação com as próprias ferramentas que o Instagram disponibiliza, como stories e enquetes. Assim, além de engajamento e relevância na rede, você consegue conversar com o público e entender o que ele precisa em relação às suas soluções.
Esperamos que as dicas que separamos aqui ajudem você a dar o pontapé definitivo da sua estratégia para a loja de piscinas no Instagram!
E então, alguma destas estratégias já são seguidas no seu negócio? Você ficou com alguma dúvida sobre como colocá-las em prática?