Home /
Como vender mais na indústria de piscinas e lazer
Uma indústria demora para se estabelecer no mercado. Isso porque os prováveis clientes procurarão por empresas que tenham um bom tempo de história, trabalhem com materiais de primeira e ofereçam excelente custo-benefício. Então, como vender mais na indústria de piscina e lazer, mesmo se o seu negócio ainda estiver no começo?
A resposta é o marketing digital. Essa estratégia permite que tanto uma indústria de piscina e lazer mais nova quanto outra mais estabelecida tenham as mesmas chances de conseguir novos clientes. Para isso, no entanto, é necessário planejamento e cuidado com todos os pontos da sua presença online.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você entenderá como vender mais na indústria de piscina e lazer com a ajuda do marketing digital. Confira!
Veja como uma boa estratégia online possibilita vender mais na indústria de piscina e lazer:
O inbound marketing é uma das técnicas mais interessantes hoje porque, em vez de interromper o usuário com propagandas, consegue atrai-lo até a sua empresa. E isso é feito com o uso de palavras-chave.
Digamos que a sua indústria produz cloros, algicidas, redutores de pH etc. Para que o seu potencial cliente adquira esses produtos, ele precisará saber como utilizá-los — e é nesse momento que você pode entrar com o inbound marketing.
O usuário que tem uma piscina em casa deseja saber como usar o cloro. Então, ele vai entrar no Google e escrever “como usar cloro na piscina” (palavra-chave) e encontrar diversos conteúdos (textos, vídeos, imagens etc) que abordam a utilização do produto.
Essa é a maneira mais conhecida de atração pelo inbound marketing. Mas para que funcione, você precisa usar os seguintes recursos:
Todo o conteúdo e otimizações precisam de um lar, correto? No mundo digital, o site será a casa da sua empresa com todas as suas informações e produtos. Além de bonito, bem-feito e fácil de navegar.
Muitas indústrias do segmento não têm sites ou, se têm, não são muito bons. O usuário não consegue visualizar os produtos com facilidade, o layout não se adapta a dispositivos móveis e por aí vai.
O site é onde todos te encontrarão na internet. Ele concentra todos os seus produtos, serviços, endereço físico e eletrônico, formas de contato e redes sociais. Então, na hora de criar o seu, considere a experiência do usuário: quanto mais fácil for de navegar, encontrar os produtos e compreender o uso, mais credibilidade a sua indústria transmitirá.
Não se esqueça: 97% da população brasileira usa o celular como principal meio de conexão com a internet e o Google sabe disso. Portanto, se o seu site não tiver um layout que se adapte a qualquer tamanho de tela, perderá espaço. Se você quer vender mais na indústria de piscina e lazer, invista em um site responsivo.
Para qualquer negócio, é fundamental segmentar públicos. No marketing digital, a melhor estratégia para fazer isso é a criação de uma persona, ou seja, um arquétipo do seu cliente ideal. E se no comércio essa diferenciação é fundamental, em uma indústria isso é imprescindível, já que há pelo menos dois perfis de consumidores muito específicos e distintos entre si.
Voltaremos ao exemplo da indústria de produtos químicos para manutenção de piscinas. É possível falar tanto com empresas (lojas de produtos para piscinas, hotéis e condomínios) quanto com clientes finais (pessoas que têm piscinas em casa). Nesse caso, dizemos que a empresa mantém tanto um relacionamento B2B (business to business) quanto B2C (business to consumer).
Naturalmente, cada perfil de cliente exige um tipo específico de comunicação. Na hora de criar a sua, você deve adequar conteúdos e linguagem para cada um deles.
Uma das grandes vantagens da internet para o cliente é a manutenção de um relacionamento com a empresa. Quando a presença digital dos grandes negócios começou a se fortalecer, o consumidor passou a usar as redes sociais para tirar dúvidas, fazer críticas e tecer elogios.
Atualmente, o cliente tem pressa. Ele não tem mais tempo para ficar 30 minutos no telefone resolvendo um problema ou tirando uma dúvida simples. Portanto, além do telefone, as indústrias devem oferecer diversos canais de comunicação para manter o contato, como:
Mesmo que a sua indústria só responda às dúvidas em horário comercial, dê retorno o mais rápido possível.
Lembre-se de que a comunicação com o cliente não deve ser apenas para esclarecimento de dúvidas. Leia sempre os comentários, curta, comente e use-os para aprimorar os seus produtos e serviços. Mas para que isso aconteça, é essencial a atualização constante de seus canais de comunicação. Uma empresa que não mantém presença constante nas redes sociais dá a impressão para o cliente de que não existe mais.
Viu como o marketing digital pode ajudar você a vender mais na indústria de piscina e lazer? Portanto, não deixe de procurar por especialistas para garantir a periodicidade das publicações e potencializar os resultados da sua estratégia.
A Gold Marekting é uma agência especializada em marketing digital para indústrias de piscina e lazer.