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Afinal, como treinar vendedores em lojas de piscinas?
Quer aumentar os indicadores comerciais da sua lojas de piscinas e ver a sua marca se destacar da concorrência? Então, precisa saber como treinar vendedores!
Empresas que investem no treinamento dos seus colaboradores têm 74% mais engajamento. Aliás, isso só traz benefícios para qualquer tipo de negócio: o time se sente mais motivado porque a organização investe no seu potencial, os clientes têm a melhor experiência de compra e a sua marca se torna líder de mercado.
Ficou interessado? Venha com a gente que mostraremos como você deve treinar vendedores para alavancar as vendas.
O primeiro passo para treinar vendedores é mostrar como identificar as reais necessidades dos clientes. É possível contar a seguinte história: imagine que é dia 21 e você tem até o dia 25 para bater a sua meta. O consumidor entra na loja de piscinas e você, imediatamente, empurra os produtos mais caros.
Essa é uma das situações mais comuns em lojas. Os vendedores, despreparados e pressionados, acabam atropelando alguns processos e empurrando o primeiro produto que aparece. Infelizmente, esse é um dos principais erros no atendimento.
Por isso, identificar as reais necessidades do cliente é um dos segredos para conquistar a confiança dele. Muitas vezes, é preciso ajudar o consumidor a entender o que ele precisa, porque nem ele sabe. Só depois dessa primeira etapa é que o vendedor pode apresentar algumas soluções para os problemas dele.
Chegar no cliente falando sobre determinado produto não é eficaz. Por isso, é preciso ensinar como abordá-lo corretamente para estabelecer uma relação de confiança.
Que atire a primeira pedra quem nunca se irritou com a abordagem de algum vendedor em uma loja! Certamente, você também já passou por isso e é uma situação muito desagradável, não é mesmo?
Sendo assim, saber como iniciar e manter uma conversa é fundamental. Abordar o cliente com um sorriso, de uma maneira gentil e entusiasmada, é essencial para mostrar que ele é importante. Nesse cenário, é essencial ser flexível, pois é preciso aperfeiçoar as atitudes de acordo com o perfil de cada pessoa.
Quanto mais o vendedor se empenhar para criar identificação com o consumidor, encantando-o, mais fáceis se tornarão as negociações. Aliás, a partir do momento em que o profissional fisga o coração e as emoções do cliente, tudo se torna mais assertivo e tranquilo!
Encontrar a solução ideal para o seu cliente é sinônimo de conquistar um promotor para o seu negócio.
Imagine que ele entrou na sua loja apenas para comprar cloro. Sem compreender mais sobre o assunto, o vendedor já empurra um combo completo, sem se preocupar em entender qual é a real necessidade dele, pois não perguntou a frequência de uso, o tamanho e outros detalhes importantes.
Inicialmente, pode parecer uma ótima alternativa, pois o vendedor vendeu um produto mais caro do que aquele que o cliente pretendia comprar. No entanto, cedo ou tarde, o consumidor perceberá que aquilo não era bem o que ele precisava. Assim, pode se tornar um detrator e prejudicar a imagem da sua empresa.
Por isso, é essencial entender as reais necessidades do cliente para oferecer o melhor produto; aquele que realmente atenderá às expectativas dele.
Você já foi em uma loja em que o vendedor não sabia dizer as diferenças entre os principais produtos que vendia? Infelizmente, isso é algo que acontece diariamente! Diversos profissionais são despreparados para atender. Assim, tornam o atendimento ao cliente desgastante e, muitas vezes, inútil.
Por isso, é essencial que todos os vendedores entendam muito bem sobre todas as mercadorias da sua empresa, desde benefícios básicos até detalhes técnicos.
É claro que o vendedor não precisa sair recitando a ficha técnica para os clientes. No entanto, se ele for questionado em algum momento, saberá dar uma resposta com clareza, objetividade e convicção — detalhes que são decisivos no processo de compra.
A partir desse estudo de produtos, são desenvolvidos argumentos interessantes de venda que ajudam a negociar, criando um bom apelo para o cliente. Portanto, valorize sempre o que você oferece, mostrando todos os benefícios.
É fundamental ter boas estratégias de negociação, incluindo alguns coringas, tais como frete e montagem grátis, desconto, brinde e instalação. Ter uma carta na manga é fundamental para fechar bons negócios e não deixar o cliente sair da loja de mãos vazias.
Por isso, guarde um pequeno argumento psicológico para o final da conversa, porque esse é um ótimo truque para ajudar o cliente a tomar uma decisão.
Engana-se quem pensa que as vendas terminam quando o cliente efetua uma compra. O pós-venda precisa ser muito bem trabalhado, tanto para o cliente retornar na sua loja de piscinas em uma segunda oportunidade quanto para ele recomendar os seus produtos e serviços para os conhecidos dele.
Sendo assim, invista em um bom planejamento de pós-vendas. Você pode incentivar diversas estratégias ao treinar vendedores, tais como:
Saber como treinar vendedores em lojas de piscinas é uma ótima maneira de conquistar mais clientes para a sua empresa. Assim, você terá a certeza de que o consumidor está sendo bem atendido e que os seus problemas serão resolvidos. Como consequência, a sua marca prosperará e os indicadores comerciais aumentarão.
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